detalhe de uma impressora 3D aberta imprimindo uma peça, ao lado está um carretel de filamento 3D

 

Chegou até aqui querendo conhecer os tipos de impressora 3D porque está pensando em comprar um modelo? Está no lugar certo! São tantas opções que pode parecer confuso, mas, no artigo de hoje, vamos apresentar as principais máquinas do mercado.

 

Você irá entender como a impressora 3D funciona, qual é a diferença entre a impressora de filamento e a de resina e até mesmo descobrir se um modelo de nível industrial pode atender às suas necessidades. Boa leitura!

Impressora de filamento

Se você aprendeu recentemente o que é uma impressora 3D ou como tornar essa atividade em um empreendimento, pode ter ouvido falar sobre as máquinas FDM (Fused Deposition Modeling). Elas representam um dos tipos mais populares do mercado.

 

Um dos destaques para quem está iniciando a jornada é o preço mais acessível das máquinas, o que também ajuda a produzir em quantidade. Ou seja, é possível empreender utilizando uma ou poucas unidades desse tipo de impressora 3D. Conheça os principais destaques dos modelos FDM:

Estrutura aberta

A impressora de estrutura aberta é tradicional entre os modelos de filamento disponíveis no mercado e apresenta um custo menor em comparação com outros tipos. Porém, isso não significa que o desempenho seja inferior, porque existem máquinas que podem chegar a uma velocidade de impressão de 600 mm/s.

 

Se você é do time DIY, esse tipo de impressora pode ser uma boa escolha para quem deseja se aprofundar no universo das impressões 3D. O transporte da máquina é fácil, são aceitos vários filamentos, como PLA, e existem diversas opções que priorizam a qualidade da primeira camada. 

Estrutura fechada 

A impressora 3D fechada é indicada para quem está começando a jornada pela impressão 3D, assim como profissionais que desejam ter uma nova fonte de renda. O modelo permite a produção de acessórios, objetos decorativos, brinquedos e muito mais. 

 

Para quem prioriza estabilidade na impressão, a versão fechada é uma boa opção por existirem modelos que oferecem um nivelamento automático. Além disso, vale destacar que também há tipos de impressora 3D fechadas que contam com a velocidade de impressão de 600 mm/s, permitindo imprimir com os filamentos ABS e PS.

Movimentação Core XY 

Isso quer dizer que a máquina possui três eixos, sendo dois acoplados e um independente. Essa estrutura pode estar presente em modelos abertos e fechados, por exemplo, evitando falhas nas impressões 3D.

Movimentação cartesiana

Ao contrário da Core XY, aqui existe um motor para cada eixo da impressora 3D, ou seja, estamos falando de eixos independentes. Essa característica permite que a materialização da sua ideia aconteça de forma simples, tanto para a criação de novos produtos como para prototipagem.

Impressora de resina 

Aqui, estamos falando sobre um dos tipos de impressora 3D que priorizam a resolução do produto final. Ou seja, objetos com alto nível de detalhes, acabamento superficial que gera menos trabalho para a etapa de pós-produção e a possibilidade de utilizar alturas de camadas menores.

DLP

Por meio de um projetor de luz UV, a impressora 3D DLP utiliza como projetor uma tela digital, o que significa que as imagens das camadas são formadas por pixels quadrados. Cada uma delas é composta por blocos retangulares conhecidos como “voxels”.

 

A DLP também mostra uma só imagem correspondente à camada de uma única vez. O equipamento possui características que podem tornar o tempo de impressão um pouco mais rápido em comparação com a SLA. Como resultado, você obtém produtos com alta resolução e riqueza de detalhes.

SLA

Você sabia que a SLA é a primeira tecnologia de impressão 3D inventada? Da década de 1980 até hoje, o equipamento passou por atualizações e, atualmente, utiliza espelhos (galvanômetros) por meio de um recipiente com resina. Assim, processo na área de construção materializa o objeto em camadas.

 

Cada uma dessas camadas é “curada” e, então, a plataforma da impressora 3D sobe e remove a camada de resina que estiver endurecida. Isso abre espaço para o próximo material líquido.

LCD

Um dos modelos de impressora 3D que iremos apresentar aqui é a LCD, que tem uma diferença com relação ao DLP: aqui, a máquina possui uma tela de cristal líquido. A particularidade torna o preço mais baixo em comparação com a impressora que apresentamos acima.

 

Esse modelo conta com pixels quadrados e uma tecnologia que utiliza vários emissores individuais no lugar de uma fonte de luz única. Além disso, o equipamento também pode fornecer tempos de impressão mais velozes dependendo das condições. 

Qual material você deve utilizar para a impressão 3D?

Embora o nome já possa indicar, vale reforçar que a impressora de resina utiliza a própria resina UV como material de impressão. Ela é indicada para realizar a prototipagem de peças que precisam apresentar detalhes e/ou texturas com certo grau de precisão.

 

Além disso, trata-se de um conteúdo que apresenta boa adesão e estabilidade. Ao infiltrar o molde com facilidade, você consegue materializar sua criação da forma desejada e obter sucesso com a impressão.

Impressora de pellets

A impressora 3D de pellets é o modelo que proporciona um nível industrial às criações. Esse é um tipo indicado para projetos de construção devido à alta eficiência, podendo imprimir materiais compostos.

 

Outro destaque da impressora 3D de pellets é que você pode utilizar diferentes materiais para realizar a impressão. Alguns deles são o ABS, o PETG e o PLA, por exemplo.

Escolha seu modelo de impressora 3D na F3D

Agora que você já conhece os tipos de impressora 3D, pode estar se perguntando como fazer uma boa escolha. Para responder, considere seu objetivo com a impressão, os materiais que deseja imprimir, se o objetivo é empreender e, claro, o orçamento disponível. 

 

Seja qual for a sua decisão, na F3D você encontra uma série de impressoras 3D no catálogo que irão ajudar a tirar sua ideia do papel e transformá-la em objetos ricos em detalhes e qualidade. Convidamos você a conhecer nossos modelos agora mesmo!