primeira camada de objeto 3d sendo impressa

 

Acertar a primeira camada da impressão 3D é um desafio? O artigo de hoje é para você! Seja iniciante ou experiente na impressão 3D, é comum que surjam problemas para acertar no começo do projeto por diversos motivos. Neste artigo, você vai aprender o que fazer para que eles não aconteçam.

 

Saber como usar a impressora 3D é fundamental para o sucesso dos seus projetos. Isso significa que você deve estar de olho em diferentes detalhes para que a qualidade da impressão continue melhorando a cada produção. Saiba como começar esse aprimoramento a partir da primeira camada. Boa leitura!

Qual é a importância da configuração da primeira camada?

Certamente, você já ouviu falar sobre a relevância da primeira camada da impressão 3D para o projeto. Ela é considerada a etapa mais crítica da materialização do produto, o que significa que impacta de forma direta o resultado final da peça. Por isso, merece toda a atenção para que não ocorra nenhuma falha.

 

Você sabia que um dos principais problemas na impressão 3D que causa defeitos na peça é a falta de adesão à mesa? É de grande importância que as linhas da primeira camada tenham contato com a mesa de forma correta. Vamos explicar como garantir um resultado inicial perfeito nos tópicos a seguir.

Como está o nivelamento da mesa?

Um dos primeiros passos para quem deseja entender como melhorar a qualidade da impressão 3D é o nivelamento da mesa. Afinal, o ajuste dessa etapa ajuda o material extrudado a se conectar à mesa de forma correta. 

 

Caso o nivelamento da mesa da sua impressora 3D seja manual, você pode utilizar um cartão de visitas para fazer a verificação. Esse cartão precisa deslizar entre o bico e o vidro, e esse cuidado deve ser feito nas quatro extremidades da mesa.

 

Por outro lado, também é possível utilizar sensores de autonivelamento para garantir a estabilidade da altura com relação à mesa. Dessa forma, a tendência é garantir uma primeira camada grudada e lisa.

Ajuste o z-offset 

A dica deste tópico vai ajudar a prevenir falhas na impressão ao verificar a distância entre o bico e a mesa. Por exemplo, se o erro é causado pela proximidade entre o bico e a área de impressão, você deve diminuir o z-offset. Ou seja, é preciso afastar o extrusor da base.

Já reduziu a velocidade para as primeiras camadas?

Outra atitude que ajuda a promover qualidade no começo da impressão é desacelerar a extrusora durante a primeira camada da impressão 3D. Isso ajuda a diminuir as chances de problemas com a aderência do material à mesa.

Quais problemas poderiam acontecer?

As vibrações são um dos desafios que podem surgir devido à velocidade errada de impressão. Com isso, surgem padrões de ondas ao longo da superfície do objeto 3D, normalmente perto das arestas.

 

Além disso, caso a velocidade esteja alta demais, pode ocorrer a separação da peça da base, prejudicando o resultado final. Um dos motivos que podem influenciar é a fricção do extrusor contra o objeto que está sendo impresso.

Verifique a altura da camada 

Na impressão em 3D, a altura da camada está diretamente ligada ao resultado final. Quanto mais espessa, maior será o fluxo e o calor, levando o extrusor a se aproximar da mesa. Para realizar ajustes, basta ampliar a altura da camada para ficar com o mesmo diâmetro do bico.

Não se esqueça da qualidade do filamento

Para garantir o sucesso da primeira camada da impressão 3D, não bastam as configurações da máquina: é preciso utilizar um filamento de qualidade. Se você utilizar um material de procedência negativa, o resultado não será bom.

Placa PEI proporciona maior aderência 

Você conhece essa solução? O acessório foi criado para otimizar a mesa da impressora, proporcionando maior aderência do filamento 3D e alta resistência à temperatura. Outra característica da placa é a facilidade para retirar os modelos após a conclusão da impressão.

Sem refrigeração na primeira camada 

Aqui vale ficar de olho nos mecanismos de refrigeração do seu ambiente, como ventiladores, janelas e ar condicionado. Afinal, a proximidade com esses itens durante o começo da impressão pode gerar deformações no objeto.

Cuidado com o calor excessivo

Neste caso, o cuidado é com o excesso de calor perto dos materiais utilizados para imprimir as peças, porque os polímeros possuem características elásticas. Ou seja, se a temperatura da mesa estiver muito alta, pode ocorrer a contração das camadas externas da peça.

Já pensou em utilizar cola?

Lembra a época de escola, quando você usava a cola bastão durante a aula? Nas impressões 3D, uma camada desse objeto pode ajudar na aderência das peças à plataforma.

 

Porém, a mesa deve estar completamente limpa antes da aplicação da cola. Caso tenham resquícios de óleo ou produtos de limpeza, por exemplo, ela será comprometida. Aplique o produto de maneira uniforme.

Como limpar a superfície de impressão?

Uma última dica para o sucesso da primeira camada é a limpeza da superfície. Isso porque o excesso de sujeira não vai permitir uma impressão uniforme ou a aderência da camada. Por isso, a dica é limpar a mesa com álcool isopropílico e uma toalha de papel.

Sua impressão 3D começa aqui

Já ficou fera na primeira camada da impressão 3D após essas dicas? Esperamos que sim! Nunca foi tão fácil e acessível fazer uma impressão. Por isso, agora convidamos você a conhecer nossas impressoras 3D e filamentos para materializar suas ideias.