uma pessoa segura um boneco na mão enquanto olha no computador este mesmo desenho em um programa 3D

 

Você sabe o que são os arquivos STL e a sua importância para materializar suas próximas criações? É o que vamos apresentar no artigo de hoje. Se você estava pesquisando sobre impressoras 3D e deu de cara com essas três letrinhas, saiba que elas são fundamentais para o sucesso do projeto.

 

Navegar pelo oceano da impressão 3D pode parecer confuso em um primeiro momento com tantas informações que precisam ser aprendidas, mas nós estamos aqui para ajudar você nessa missão. Conte com a F3D para entender tudo sobre esse universo e criar seus melhores projetos nesse formato de arquivo. Boa leitura!

O que é um arquivo STL?

Os arquivos STL são o formato mais comum utilizado na impressão 3D e se destacam por desmembrar o modelo em partes menores compostas por triângulos. Essa característica permite o melhor entendimento da impressora sobre as camadas do objeto.

 

A forma geométrica utilizada é o triângulo devido à semelhança com um vetor, contando com as propriedades da impressão 3D: sentido, direção e intensidade. Vale destacar que a quantidade de triângulos utilizados está relacionada à complexidade do projeto, ou seja, quanto mais complexo, mais formas geométricas.

 

Algumas características que tornam mais simples o reconhecimento do formato são a extensão do arquivo .stl e o fato de não existir textura nem cor. Além disso, para criar o projeto, é necessário utilizar softwares CAD ou CAE, por exemplo.

 

Outra curiosidade sobre esse tipo de arquivo é que a sigla STL significa estereolitografia em inglês. Além disso, corresponde a “Standard Tessellation Language” ou “Standard Triangle Language”.

Todas as impressoras 3D utilizam arquivos nesse formato?

Agora que você já sabe que criar arquivo STL é a forma mais comum para fazer uma impressão 3D, talvez esteja pensando se existem outras opções de arquivos. Respondemos: sim! As alternativas de formatos são PLY, VRML E OBJ, e você pode considerar a escolha a partir da necessidade do seu projeto.

Em qual etapa da impressão 3D o STL é produzido e utilizado?

Para criar um arquivo STL para impressora 3D, imagine toda a dinâmica de impressão como um passo a passo. Isso significa que, ao concluir o desenvolvimento do objeto 3D, é necessário “codificar” a superfície do modelo em triângulos, conforme explicamos no tópico anterior.

 

Para isso, você precisa exportar o arquivo no formato .stl dentro do programa utilizado para criar o objeto. Dessa forma, as informações que compõem o vetor e as coordenadas de cada vértice serão armazenadas corretamente para a impressão do projeto.

Isso significa que pode imprimir o arquivo STL na impressora 3D?

Não! Na verdade, você precisa abrir o arquivo STL em um fatiador. Esse software realiza a conversão dos modelos 3D em “instruções” para que a impressora consiga criar o objeto desejado.

 

Lembrando que o fatiador converte o arquivo para o formato GCode, que pode ser “lido” pela impressora 3D. O slicer faz o corte do arquivo STL em diversas camadas conforme as configurações definidas por você. Feito isso, o software irá determinar quanto filamento e tempo serão necessários para a impressão.

Quais são as vantagens do STL?

Em primeiro lugar, os arquivos STL são facilmente identificados pelas impressoras 3D e o formato é apontado como escolha padrão na etapa entre a exportação do arquivo e o envio para o fatiador. Além disso, trata-se de uma escolha confiável para ajudar na impressão dos objetos.

 

Essa popularização do formato permite visualizar o arquivo STL on-line em diversos sites gratuitos que estão disponíveis na Internet. Ou seja, se você quiser compartilhar o arquivo com outras pessoas que não possuem o software indicado, elas conseguirão abrir o projeto vetorizado.

 

Ainda há a possibilidade de criar diversos objetos com a extensão .stl, ou seja, é muito útil para empreendedores, iniciantes e artistas da impressão 3D. Você pode materializar acessórios para drones e câmeras, vasos de plantas e muito mais!

 

Por último, existem sites colaborativos e com criações de código aberto que permitem encontrar arquivos STL gratuitos. Isso significa economia de tempo e trabalho para vários artistas que desejam imprimir modelos simples. 

E as desvantagens do arquivo?

Apesar de contar com um processamento mais veloz, os arquivos STL podem apresentar limitações para as cores e textura do objeto. Por isso, é comum que o formato seja usado para o desenvolvimento de protótipos no lugar do produto final.

 

Outro ponto de atenção é que o formato não armazena detalhes como direitos autorais. Por isso, vale toda a atenção na hora de compartilhar seus arquivos com outras pessoas, combinado?

Como a IA impacta a criação dos arquivos STL?

Não há como contestar o avanço da Inteligência Artificial nos últimos anos e, como esperado, a impressão 3D já foi impactada pela tecnologia. Então, além de saber o que é um arquivo STL, também é válido relacionar sua criação à IA.

 

Embora ainda seja uma tecnologia em desenvolvimento, a Inteligência Artificial é capaz de acelerar as produções de objetos 3D, possibilitando o desenvolvimento de mais peças em menos tempo. Além disso, a tendência é que a criação se torne mais acessível ao interpretar comandos dos usuários. 

Encontre sua impressora 3D na F3D 

Percebeu como os arquivos STL são relevantes para a impressão 3D? Conte com a F3D para aumentar seu conhecimento sobre esse universo tão rico e te ajudar na criação das suas maiores obras! Aproveite e conheça nosso catálogo de impressoras 3D hoje mesmo.