foto-001-1200x628

10 Coisas Legais Para Você Saber Sobre  Impressão 3D!

Existem tantas e tantas coisas para falar sobre  esta tecnologia, mas chegamos neste tópico e achamos que estes são os 10 fatos mais interessantes sobre a impressão 3D. Não se preocupe com o assunto das próximas conversas com os seus amigos, pois aqui tem motivos para muitas conversas interessantes. A melhor acho que é a 10º. Desde de membros e carros, até edifício de escritórios com 5 andares, a impressão 3D abriu o caminho para um monte de incríveis inovações. Ela vem literalmente transformando indústrias! É muito fácil dizer que a impressão 3D será uma grande parte do futuro para aplicações como a medicina, construção, produtos de estilo de vida, sustentabilidade, eficiência, design e muito mais. A tecnologia de impressão 3D funciona usando o processo chamado de fabricação aditiva, onde camadas de material são derramadas umas sobre as outras para criar o objeto final. Primeiramente, um modelo 3D digital é criado no computador. Em seguida um software chamado de fatiador gera estas camadas, que podem então ser impressas e colocadas, uma camada sobre outra, para formar o objeto final. Da impressão de próteses, até carros de corrida fabricados por impressão 3D em um Grand Prix, parece não haver nenhum limite real para as possibilidades de impressão 3D, além da sua imaginação, é claro!

1.Você pode imprimir praticamente qualquer peça em praticamente qualquer tipo de material.

Oque você precisa, diga o nome da peça?! Se for feito de matéria. Rssss! A maioria das pessoas pensa que impressão 3D  está sendo feita somente com plástico, mas muitos outros materiais já estão sendo disponibilizados no mercado de impressão 3D. Esta expansão inclui ouro, prata, titânio, aço inoxidável, madeira, papel, cerâmica, vidro, silicone e até mesmo alimentos (uma refeição completa pode ser feita a partir de açúcares, carnes, massas e, claro, chocolate). Algumas empresas estão até mesmo experimentando impressão com a criação de um tecido vivo, tendo impresso um protótipo para um órgão humano ao vivo no palco do TED . Atuando no mercado nacional de impressão 3D desde 2012, tem a Filamentos 3D Brasil quejá teve alguns destes materiais exóticos como por exemplo Nylon com Fibra de Carbono, Wood e  Policarbonato e hoje mantém em sua linha materiais como PLA, Flex3DBr (flexível) ABS, ABS Premium e o PETG e se mantém em constante desenvolvimento para oferecer novidades que venham de acordo com as necessidades locais. Se você já tem uma impressora 3D vale muito a pena testar estes materiais, porque eles realmente tem uma qualidade com padrões internacionais, não devendo em nada para materiais Europeus ou Americanos. Se você ainda não tem uma impressora, está na hora de aprender mais a respeito e se você for um empreendedor o mercado está aberto com diversas oportunidades para você!

COMPRE AQUI !

filamento_pla_azul

2. A Impressão 3D nasceu nos Anos 80

Agora você poderá lembrar dos anos 80 e não lembrar-se apenas dos mullets, ombreiras, e quando Phil Collins lançou seus hits pop a solo clássico - mas também pode falar que foi a década da impressão 3D. Embora seja geralmente considerada uma invenção do século 21, a impressão 3D é realmente um pouco mais velha do que a maioria de nós acha ... Tudo começou em 1981 com um homem chamado Hideo Kodama, que desenvolveu um sistema de prototipagem rápida onde o sistema utilizava moléculas sensíveis a luz conhecidas como fotopolímeros para construir alguns modelos de peças impressas em 3D. Este foi o primeiro cientista com uma grande visão de futuro que usou o sistema de impressão 3D através do acumulo de camadas. É interessante saber também que foi neste mesmo ano que inventaram os PCs. Três anos mais tarde a estereolitografia foi inventada por Charles Hull (esse é o processo de utilização de um feixe de laser para converter líquido plástico em objetos 3D sólidos). Isto permitiu que os designers criassem modelos 3D digitais e posteriormente transformassem os mesmos em um objeto tangível usando luzes UV. Porém ainda foram necessários muitoas outras mentes pensantes no desenvolvimento da tecnologia para nos proporcionar o que conhecemos hoje em dia.

3. A orelha esquerda de Vincent Van Gogh já foi impressa

Não que ele tenha feito um trabalho como o de Van Gogh, mas um artista com sede nos EUA uniu-se com um grupo de pesquisadores para imprimir em 3D a orelha do famoso artista. Diemut Strebe estudou os vários auto-retratos de van Gogh e depois usou a tecnologia de computador para replicar a forma exata da orelha do artista holandês. Ele, então, criou a orelha a partir de células da cartilagem de tecidos pertencentes a um bisneto do pintor holandês, Lieuwe van Gogh. O que é realmente estranho é que o ouvido protético está ligado a um microfone que pode estimular impulsos nervosos dentro do ouvido - o que significa que, em certo sentido, ele ainda pode ouvir! É isso mesmo, a orelha 3D impressa de Van Gogh pode ouvir. Rsssss!

 

4. A menor furadeira do mundo impressa em 3D

             mini furadeira

Fonte: 3DPrint.com

Um homem chamado Lance Abernathy gosta de fazer peças pequenas em impressão 3D e totalmente funcionais. Ele começou com uma mini furadeira, antes de acrescentar à sua coleção uma versão em miniatura de uma serra circular. Abernethy afirma:  "sempre gostei de coisas pequenas" e "criar pequenos itens" desde criança. A ideia para uma mini furadeira nasceu de uma conversa com os colegas sobre ferramentas elétricas. Estas podem não ser provavelmente as ferramentas mais práticas no galpão, mas você não pode questionar o fato de que elas parecem ser muito legais !

5. Alguém imprimiu um Castelo em tamanho real

castelo-de-concreto

Imagem por Andrey Rudenko @ TotalKustom

A casa de um homem é seu castelo ... A menos que ele tenha um castelo no seu quintal. Se você tem um quintal grande e quer preenchê-lo com algo diferente de gnomos, talvez seja uma boa imprimir um castelo no seu quintal. Este residente de Minnesota construiu sua própria impressora 3D gigante especificamente para fazer este trabalho e ele ficou tão feliz com os resultados que ele resolveu imprimir também um hotel em 3D!

hotel impresso

COMPRE AQUI !

filamento_pla_azul

6. Impressão 3D está ajudando a colonizar o Espaço

Pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) já estão por toda a impressão 3D, pensando em seu potencial tecnológico para fazer o universo parecer um lugar muito menor. A agência anunciou em uma conferência que pretende fazer aldeias impressas em 3D na lua. Estas aldeias irão tornar-se uma base lunar na esperança de substituir a Estação Espacial Internacional. Atualmente, os planos da agência é de enviar robôs à frente dos astronautas para recolher e transmitir dados para a Terra, enquanto a base lunar é construída.Talvez ser capaz de passar um fim de semana na Lua não seja um sonho depois de tudo isso!

7. Impressoras 3D estão se tornando muito mais baratas

As impressoras 3D já foram um objeto muito caro, porém uma impressora que em 2010 custava milhares de dólares, hoje já pode ser encontrada no Brasil em formas de kits para montagem a partir de R$2.000,00. Depois do projeto Reprap, onde as próprias impressoras podem se replicar, fazendo partes de si mesmas, este universo se tornou muito mais acessível aos meros mortais! Hoje já quase dá pra pedir uma de Natal! Rssss!

8. Enviando pizzas impressas em 3D para o Espaço!

De volta ao espaço, onde fazer colonias cósmicas não é a única coisa que estão fazendo com impressoras 3D. Com um monte de astronautas famintos na Estação Espacial Internacional, a NASA concedeu a um engenheiro mecânico e celebridade tecnologia Anjan Contractor US$125.000 para ele construir uma impressora 3D para imprimir uma pizza a qual iria servir como um delicioso deleite para os astronautas. A pizza pode não ter ficado das melhores, mas temos que levar em consideração que não foi feita por um pizzaiolo né! Veja no vídeo abaixo.

9. Impressão 3D era originalmente somente uma ferramenta para a Modelagem

A impressão 3D foi originalmente concebida como uma "ferramenta de prototipagem rápida" para ajudar os designers  a modelar e articular as suas ideias na fase de conceito de um projeto. Agora, ao invés de só criar um protótipo, as máquinas são capazes de criar um objeto totalmente funcional. Isso é muito interessante para vermos o quanto a tecnologia tem evoluído desde então ?! Isso só mostra o quanto podemos pensar fora da caixa com estas tecnologias e o quanto estas oportunidades podem ser ilimitadas.

10. Existem impressões ridiculamente muito Pequenas!

Para colecionadores de arte sem muito espaço, esta certamente é uma obra de arte a ser olhada com carinho para a sua coleção! nano-print

Imagem por Jonty Hurwitz

O Artista Jonty Hurwitz e a equipe do Instituto Weizmann da Ciência e do Instituto de Tecnologia da Microestrutura no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe criou uma série de impressões 3D detalhadas que são tão pequenas que parecem menores do que um grão de poeira. Esta coleção de esculturas 'nano' (como Hurwitz os chama) foram inspiradas em desenhos de uma escultura do século 18. As minúsculas impressões em 3D são objetos  de aproximadamente a largura de um cabelo humano, e menor do que a cabeça de uma formiga.  A parte realmente louca? Estas peças são tão pequenas que foram perdidas, o que podemos imaginar deve ter sido uma decepção!

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

Precisando de FILAMENTOS?!

COMPRE AQUI !

filamento_pla_azul

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Obrigado e grande abraço!

Att, Anderson Godoy | Filamentos 3D Brasil

logo_F3DB